Quando um paciente vem me ver pela primeira vez, eu faço o papel de detetive. Cada pequena informação revelada enquanto eles me contam sua história é uma pista de como eles acabaram onde estão agora: sentados em meu escritório com fadiga inexplicável, dor misteriosa ou qualquer outro sintoma vago e inflamatório. Alguns já acumularam uma coleção de diagnósticos autoimunes apenas para se encontrarem ainda procurando opções.

Não importa quais sejam ou onde estejam os sintomas, quero descobrir o que os está causando. Minha abordagem de tratamento trata da prevenção e reversão da autoimunidade, indo à raiz, em vez de controlar os sintomas.

Costumo explicar como a genética representa apenas cerca de 25% do seu risco de desenvolver uma doença autoimune. Os outros 75% são o seu ambiente. Existem cinco fatores ambientais em particular que podem colocá-lo no espectro autoimune ou empurrá-lo para a borda de uma doença autoimune completa : intestino não saudável, dieta pobre, toxinas, infecções e estresse.

Eu sempre começo com o intestino, embora a maioria dos meus pacientes não me procure com queixas digestivas. Afinal, a artrite reumatóide é um problema articular, não um problema intestinal. E o que neblina cerebral, fadiga e ansiedade têm a ver com seu intestino?

O que acontece no seu intestino é de vital importância para o resto do seu corpo – se o seu intestino não está saudável, você também não está .

Por que curar seu intestino é o Pilar I?
Seu intestino é a base da saúde de todo o seu corpo porque 80% do seu sistema imunológico está localizado lá. Sem um intestino saudável, você não pode ter um sistema imunológico saudável. Sem um sistema imunológico saudável, você está aberto a infecções, inflamações e doenças autoimunes.

É o lugar do seu corpo que interage com o mundo exterior mais do que qualquer outro, absorvendo os nutrientes dos alimentos e impedindo a entrada de bactérias, patógenos e alimentos não digeridos. Quando seu intestino perde a capacidade de discriminar entre o bom e o ruim, você tem um “ intestino permeável ”.

O que é um Leaky Gut?
O intestino é naturalmente permeável a moléculas muito pequenas para absorver os nutrientes dos alimentos. De fato, regular a permeabilidade intestinal é uma das funções básicas das células que revestem a parede intestinal. Sempre explico detalhadamente como a dieta, as toxinas, os medicamentos, as infecções e o estresse podem causar a ruptura dessas junções estreitas. Uma vez que essas junções apertadas são quebradas, você tem um intestino permeável.

Quando seu intestino está permeável, coisas como toxinas, micróbios, partículas de alimentos não digeridas e muito mais podem escapar de seus intestinos e viajar por todo o corpo através da corrente sanguínea. Seu sistema imunológico marca esses “invasores estrangeiros” como patógenos e os ataca. O ataque constante de inflamação do sistema imunológico causa uma resposta imune generalizada em todo o corpo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *